Como regularizar o CPF online?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento de identificação dos contribuintes e é usado para acessar programas e serviços. Você precisa regularizar o CPF quando existe algum conflito nos seus dados com a Receita Federal.

O CPF irregular indica que há informações desencontradas no banco de dados da Receita Federal. A Receita pode aplicar uma restrição até que o contribuinte normalize a situação. É comum que uma pessoa descubra que está com o CPF irregular quando é impedida de receber benefícios ou de viajar para outro país, por exemplo.

O que acontece quando CPF está irregular?

Quando existe alguma restrição cadastral no CPF, você enfrenta dificuldades para:

  • Abrir conta em uma instituição financeira;
  • Movimentar seu dinheiro na conta;
  • Fazer empréstimo ou financiamento;
  • Fazer um cartão de crédito;
  • Tirar passaporte ou solicitar visto;
  • Participar de concursos públicos;
  • Acessar benefícios como a aposentadoria e seguro desemprego, mesmo que você já tenha o cartão cidadão;
  • Receber o prêmio caso ganhe na loteria.

Como saber se o CPF está pendente de regularização?

O caminho de como regularizar o CPF é bem simples. Você deve considerar tanto a Receita Federal quanto os bureaus de crédito, como Serasa e SPC, para ter certeza de que não existe nenhuma pendência vinculada ao seu documento.

Consulta cadastral

O primeiro passo é consultar a situação cadastral do CPF pelo site da Receita Federal. Vale lembrar que essa página é apenas para checar o cadastro. Não há informações sobre situação financeira ou fiscal do titular.

Consulta fiscal

Para saber esse tipo de restrição, você deve consultar empresas de serviço de informações de crédito, como Serasa, SPC e SCPC. 

Outra forma de consultar a situação fiscal é usando os próprios canais do governo. Você pode emitir uma Pesquisa de Situação Fiscal ou Certidão Negativa de Débitos. 

Como regularizar o CPF pela internet: passo a passo

Ao contrário das situações de CPF nulo ou cancelado, o número do CPF suspenso ainda está vigente. Basta fazer a regularização pelo site da Receita Federal ou se preferir, você pode agendar um atendimento a uma das unidades da Receita Federal.

Já o CPF pendente de regularização, como o caso se trata de falta de entrega de Declaração de Imposto de Renda, o primeiro passo é consultar a pendência no site da própria Receita Federal.

Para os demais casos – de CPF cancelado, nulo ou de situação indevida de titular falecido – o contribuinte deve entrar em contato com um de nossos especialistas para atendimento e envio dos documentos de identificação.

Quanto tempo demora para regularizar o CPF na Receita Federal?

A normalização do cadastro é rápida depois que o contribuinte envia o pedido com os dados necessários e as informações são processadas. Leva cerca de 72 horas para a atualização, segundo a Receita Federal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima